domingo, 25 de novembro de 2012

A Importância de saber ouvir


Vemos nos dias atuais em nossas casas, ambiente de trabalho, faculdade, nas ruas e em vários outros lugares onde se há um convívio, muitas pessoas que agem por impulso e sem pensar. São tantas as atitudes que levam uma pessoa a perder ou deixar de ganhar e conquistar coisas em sua vida.
Desde de pequenos ouvimos muitas coisas, começando com nossos pais se esforçando com palavras para identificarmos e associarmos os sons das pronuncias as coisas, depois disso vem os professores que nos ensinam mais ainda, logo vem os colegas que vão contando cada novidade e experiência que acontecem em suas vidas... chega uma fase em que nossa opinião já está formada em relação a muitos assuntos. É ai que está o problema, geralmente quando temos nossa opinião não queremos ouvir o que o próximo tem a dizer, seja um conselho, um alerta, um feedback, etc. Muitos de nós perdemos muitas oportunidades de crescer com experiências de outras pessoas, com conselhos de quem já viveu o que você ainda vai viver.
Nunca perca a oportunidade de ficar calado num momento em que você pode ouvir, seja esse ouvir, um desabafo de um amigo, um discurso de um grande homem, uma música com uma letra sensível, um conselho para que você melhore e não tome atitudes precipitadas, enfim. Sábio é aquele que ouve, pois compartilha de várias experiências.
Deus te deu dois ouvidos e apenas uma boca, então vamos fazer bom uso de nossos ouvidos.
Rodolfo Menezes


domingo, 4 de novembro de 2012

Não viva como se sua vida fosse um videogame.


Estive pensando a um tempinho atrás sobre minha vida e em relação a vida de outras pessoas. Como agem em situações diferentes, como superamos os erros, o que fazemos para mudar, quais são nossas ações em relação as adversidades, etc.
Na minha adolescência um dos meus divertimentos era o videogame, eu jogava alguns jogos de aventura muito legais nos quais nos davam a oportunidade de voltar aquela fase onde “morremos” e começar novamente. O interessante disso era que como já havíamos passado por aquela fase e não fomos bem, nós saberíamos o motivos de termos perdido e com certeza faríamos de uma forma diferente pra não cair na mesma armadilha e “morrer” mais uma vez. O mais legal do videogame é que se no jogo der “GAME OVER” você pode começar todo o jogo mais uma vez e tentar de novo até conseguir salvar todas as fases.
Bom, feita essa análise em relação ao videogame vamos agora analisar a “VIDA REAL”. Algo diferente em relação aos games é que na vida real você não pode voltar aquela fase novamente, se você errou, teve atitudes precipitadas, perdeu oportunidades, etc.. terá de fazer daquilo um aprendizado para que na próxima fase da vida não cometa os mesmos erros.
Algo que me incomoda bastante são todos os atos que nós fazemos ou deixamos de fazer, haverá ainda um fim para todos nós, um dia morreremos e não teremos mais a oportunidade de fazer tudo aquilo que poderíamos fazer quando estávamos vivos. Bom, nem preciso dizer que esse seria para algumas pessoas o “Game over” da realidade e não o “missão completa”.
O arrependimento é constante e faz parte de nossa vida, a mensagem que quis deixar aqui neste texto é... não deixe de pedir perdão ou perdoar alguém, reverta suas ações vergonhosas por atos honrosos, conquiste pessoas, valorize quem merece, ajude o que precisa, valorize sempre seus pais por mais errados que possam ser e o mais importante aceite a Jesus como aquele que veio ao mundo um dia e morreu por você por amor. Faça tudo isso antes que seja tarde e não tenha mais tempo para perdoar, abraçar, beijar, valorizar, se alegrar, ter comunhão e aproveitar todas as oportunidades que nos foi dada e no final você poderá dizer MISSÃO COMPLETA.
Rodolfo Menezes